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Wolverine sofre ataque hacker e imagens são vazadas

Antes de tudo, com exceção de uma imagem em que pouca coisa pode ser vista, o texto não possui spoilers. Wolverine, jogo da Insomniac Games, a mesma empresa por trás da recente trilogia (contando com o jogo spin off) do Homem-Aranha nos games, foi alvo de um ataque hacker.

Dados referentes à informações pessoais de funcionários, além imagens do jogo Marvel’s Wolverine foram roubadas. Segundo a equipe invasora (Rhysida), o valor de venda dos dados é de 50 bitcoins. Entre os dados vazados, encontram-se informações até mesmo sobre Yuri Lowenthal, o dublador de Peter Parker/Homem-Aranha nos jogos recentes da Insomniac.

Wolverine, Insomniac, Sony e Rockstar

Para provar que o ataque obteve sucesso, o grupo Rhysida, responsável pela ação, divulgou uma imagem com os dados extraídos. Na imagem postada pelo grupo hacker, é possível ver documentos sigilosos, algumas capturas de tela e artes do jogo.

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O valor dos 50 bitcoins (cerca de 2 milhões de dólares) possui um prazo de pagamento: sete dias. O grupo Rhysida já realizou ataques cibernéticos em mais de 60 empresas desde a sua fundação, em maio de 2023. Entre outros dos seus alvos, temos a Biblioteca Nacional Britânica e o Hospital King Edward VII, situado em Londres.

A prática de doxxing (que consiste em publicar, com intenções nocivas ou financeiras, dados de organizações ou pessoas) pode fazer com que Wolverine, com poucas revelações desde o seu anúncio em 2021, nos próximos sete dias, acabe por ser alvo de ainda mais vazamentos criminosos.

A prática, que não é incomum, já atingiu outros estúdios em tempos recentes. Basta lembrar que, ainda em 2022, ou seja, três anos do seu lançamento, GTA VI teve vários vídeos de gameplay e de desenvolvimento vazados na internet.

Há pouco menos de três meses, a própria Sony foi alvo de um ataque cibernético. Na ocasião, o grupo responsável afirmou ter invadido todos os sistemas da empresa.

O editor opina

A prática de doxxing parece ameaçar cada vez mais a indústria dos jogos. Como os jogos, de algumas gerações para cá, demoram vários anos em produção, e também possuem processos de desenvolvimento que por vezes envolvem diversas empresas e países, evitar ataque cibernéticos anda sendo uma tarefa cada vez mais difícil.

Em outros tempos, o próprio jogo, porém somente dias ou semanas antes do lançamento, vazava para download. Atualmente, anos antes, como os casos de GTA VI e Wolverine, informações sigilosas e vídeos do processo de desenvolvimento é que estão disponíveis e de fácil acesso.

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