Durante muitos anos da minha vida, eu alternei entre Battlefield e Call of Duty como meus shooters favoritos. Sim, eu adorava o Counter Strike também, mas após ser apresentado às batalhas de proporções gigantescas em Battlefield 1942 pela primeira vez, eu me apaixonei.
Com Call of Duty não foi diferente, mas devido a ter algumas ressalvas sobre o modelo de lançamento da franquia, Battlefield sempre prendeu mais minha atenção. Foi em Battlefield que eu criei laços de amizades que duram até hoje, foram centenas de horas jogando diariamente ao longo de muitos anos durante a era de ouro de Battlefield. Era de ouro essa, que terminou em Battlefield 4 (2013).
Em um dado momento, a indústria foi entupida de shooters com a mesma proposta de Battlefield ou Call of Duty. Algumas vezes, a promessa de alguns títulos era exatamente a união dos dois mundos. E como você deve imaginar, o tempo provou que não foi tão fácil assim. Os hero shooters e os inúmeros battle royale que foram lançados após 2016 abocanharam boa parte da fama desses jogos. Battlefield, diferentemente de Call of Duty, desde Battlefield 4 jamais conseguiu se reestruturar a ponto de ter a mesma relevância de outrora.
Mas vamos para o que interessa. Estamos em 2023 diante da geração de consoles mais poderosa de todos os tempos, com a Unreal Engine 5 piscando milhares de pixels bem detalhados em nossa cara a cada novo título lançado.
Mas durante a “Não-E3 2023”, enquanto anúncios de jogos cada vez mais impecáveis graficamente eram anunciados, um pequeno jogo, um humilde projeto foi lançado e começou a se mostrar para se tornar um sucesso quase instantâneo na Steam, liderando a lista de jogos mais vendidos e por vezes, figurando entre os mais jogados da plataforma.
Recentemente o título bateu a marca de 1,8 milhão de cópias vendidas durante apenas durante seu primeiro mês de lançamento, o que já demonstra que o sucesso do jogo passa longe de ser um mero hype passageiro. No momento em que esse texto está sendo publicado, o jogo conta com uma média de mais de 40 mil jogadores diários.
3 Pessoas Fizeram O Que A Dice Não Conseguiu
Um lançamento de sucesso como esse é uma conquista para Battlebit Remastered, um jogo que foi criado por apenas três pessoas (SgtOkiDoki, Larry e Vilaskis), as quais conseguiram deixar sua marca ao demonstrar que sim, ainda existe interesse por novos shooters multiplayer com a “fórmula Battlefield” por parte do público. Eles combinaram elementos da aclamada franquia da DICE, como combates massivos e destruição de cenários, com gráficos low poly no estilo Roblox. O resultado é um título hilário em sua jogabilidade, com batalhas massivas, que pode ser apreciado até mesmo nos mais modestos tipos de configurações em um PC.
O jogo é leve e muito otimizado. Em um PC High End, é possível ver a taxa de quadros passando facilmente dos 300 FPS. Exagero, é claro. Mas isso é pra provar que o jogo é sim, muito leve. Prova disso, fiz questão de jogar algumas partidas utilizando um Steam Deck, que tem uma configuração bem modesta e pode ser facilmente entendido como um PC Gamer de entrada. O mesmo vale para setups mais antigos. Se seu computador tem pelo menos uma placa de vídeo integrada, as chances de ele ser capaz de rodar Battlebit Remastered com um pé nas costas, é gigantesca.
Gostaria de enfatizar que, embora seja um projeto de acesso antecipado com espaço para polimentos, Battlebit Remastered destaca que a jogabilidade possui muito mais eficácia sobre os gráficos, sem sombra de dúvidas. É impressionante ver arranha-céus se despedaçarem graças ao poderoso motor gráfico Frostbite usado em Battlefield 2042? Sim, mas o que realmente importa é a diversão proporcionada pelo jogo. E isso, com todo respeito aos fãs mais novos ou nostálgicos de Battlefield, eu não encontro há uma década na franquia.
Battlebit Remastered é um exemplo emblemático como a diversão reina diante dos gráficos, pois não se trata de um título repleto de artifícios chamativos; à primeira vista, pode parecer até um simples mod de Roblox. Entretanto, não se engane, não é o caso. Esse jogo extrai o melhor da jogabilidade vertiginosa de Battlefield e brilha sem precisar se esforçar para ser o mais deslumbrante ou realista possível, sem jamais comprometer o desempenho.
A Familiaridade de Battlefield aprimorada
A verdade é que, ao adentrarmos em um servidor para jogar Battlebit Remastered, somos imersos em uma experiência arrebatadora, repleta de adrenalina, em enormes batalhas com 254 jogadores em mapas vastos onde quase tudo pode ser destruído. É uma batalha campal onde cada segundo é marcado por explosões, o assobio de balas próximas à cabeça e o reflexo da mira de um sniper que nos obriga a buscar abrigo ou continuar avançando mesmo que se esgueirando deitado entre as gramas. Essas sensações são características da brilhante execução do projeto mais modesto, porém, notavelmente inspirado na franquia da DICE e EA.
Outro elemento familiar são as diversas classes de personagens, que não tentam inovações estranhas destinadas ao fracasso, mas sim nos proporcionam o que desejamos. Desde o início, percebi que Battlebit Remastered possui mais profundidade do que sua aparência casual e gráficos simples sugerem.
Com mais de 45 armas para escolher, todas elas podem ser aprimoradas com diferentes peças que desbloqueamos ao utilizá-las para eliminar os inimigos. Os criadores do jogo levam em consideração diversos fatores para cada peça, influenciando o desempenho da arma, e podemos observar esses detalhes minuciosamente ao realizar modificações, sendo cada uma delas acompanhada de vantagens e desvantagens notáveis durante o campo de batalha.
A profundidade do jogo também se reflete na mecânica de tiro, possibilitando que quase todos os prédios nos mapas sejam destruídos, seja por cargas explosivas ou tiros de nossos tanques de combate. Essa dinâmica faz com que o campo de batalha varie significativamente durante o jogo, adicionando um componente tático importante. Além disso, o jogo inclui veículos, objetivos de mapa no estilo dominação e até mesmo versões diurnas e noturnas dos mapas (sendo as noturnas particularmente interessantes).
A Dualidade de Battlebit Remastered
Battlebit Remastered apresenta uma peculiaridade interessante, sendo uma combinação inusitada e eficiente entre um jogo leve, um quase simulador, e um shooter exigente. Por um lado, o visual low-poly, reminiscente do Roblox, e a mecânica de movimento um tanto peculiar, com quedas que causam pouco dano e corridas intermináveis sem levar em conta a resistência, dão um toque casual ao jogo. Esse aspecto também é notado na física das granadas, que flutuam no ar, lembrando as usadas em jogos como Counter-Strike ou Day of Defeat.
Por outro lado, a mecânica de tiro é bastante exigente, com recuo agressivo das armas, o que não é adequado para jogadores novatos que esperam que suas balas acertem o alvo sem esforço. O uso de rifles de precisão à longa distância com a física realista da bala traz uma sensação de simulação, exigindo que calculemos cuidadosamente a queda da bala para acertar nossos alvos.
Essa combinação peculiar entre um jogo casual e um ‘MilSim ‘me intrigou nas primeiras horas de jogo, mas logo depois percebi a qualidade inquestionável da decisão por parte de seus criadores. Não se trata de um típico jogo de tiro em arena com mapas que contêm 3 vias, mas sim de uma experiência aberta onde o jogador tem liberdade para decidir a qual rumo seguir a qualquer momento.
Tal característica é especialmente bem-sucedida porque os mapas não parecem vazios, uma vez que Battlebit Remastered suporta servidores com capacidade para 254 jogadores, ou seja, duas equipes com 127 jogadores cada.
Mas calma, se você quer algo mais contido, existem diversos servidores para ter experiências típicas de um Battlefield clássico com apenas 64 jogadores. Além disso, o manuseio das armas é extremamente divertido. Diferentemente de outros shooters que contêm esse tamanho de mapa e jogadores, como Squad e Hell Let Loose, Battlebit Remastered não possui aquela sensação pesada, lenta e punitiva, pois o jogo não se esforça para ser extremamente realista, mas sim para proporcionar pura diversão rápida e acessível.
A Jornada de Melhorias
Embora eu esteja me divertindo muito com o jogo, isso não significa que ele não tenha suas falhas. Os mapas têm um bom conceito geral e uma distribuição bem feita de suas áreas em grande escala, mas em menor escala, existem locais complicados e áreas caóticas com alguns gargalos importantes a serem balanceados.
Além disso, há problemas de equilíbrio que precisam ser corrigidos, tanto na progressão dos personagens quanto nas armas e configurações gráficas, o que beneficia aqueles que usam configurações mais baixas e têm vantagens ao visualizar os inimigos.
A interface do usuário e as tabelas de classificação, entre outros elementos, dificultam a seleção de informações importantes para o jogador. Além disso, o design de som do jogo deixa a desejar. Embora as inúmeras explosões em Battlebit Remastered contribuam para que os sons de tiros sejam abafados, a dificuldade em ouvir os passos dos inimigos em relação aos aliados é um problema, em minha opinião.
Battlebit Remastered ainda não parece estar completamente definido como um jogo. Talvez essa mistura entre casual e hardcore seja intencional, ou talvez a comunidade pressione por mudanças para torná-lo mais arcade ou mais realista. O tempo dirá o caminho que o jogo seguirá. Essa é uma peculiaridade recorrente em jogos que são lançados em acesso antecipado e os desenvolvedores são solicitos a comunidade.
Alguns dos outros problemas que eu poderia citar aqui são mais alguns pontos que já estão previstos no roadmap do desenvolvimento do jogo, como adição de servidores customizados, mais modos de jogo e novos veículos.
Vale A Pena Hoje?
Graças ao design básico de Battlebit Remastered, o jogo proporciona uma experiência acessível com uma alta taxa de quadros. Não é necessário possuir um PC de última geração para jogá-lo, ao contrário de CoD e Battlefield. Na verdade, é possível rodá-lo até mesmo em um Steam Deck com altas taxas de quadros por segundo, como já mencionado aqui. Caso os desenvolvedores optem por lançar versões específicas para outras plataformas, até mesmo o Nintendo Switch deveria ser capaz.
Apesar de suas imperfeições, e considerando que ainda se trata de um título de acesso antecipado com um preço bastante acessível, acredito que podemos relevar algumas de suas fragilidades. Com o tempo e o foco em melhorias necessárias, Battlebit Remastered tem grande potencial para se estabelecer como um dos principais jogos indie na Steam. Portanto, se você tiver R$ 49, considere investi-lo nesse excelente shooter que está disponível em acesso antecipado na Steam, pois valerá muito a pena.
FAQs (Perguntas Frequentes)
- Quais são os requisitos mínimos para jogar Battlebit Remastered?
- Battlebit Remastered não exige um PC de última geração. Os requisitos mínimos são bastante acessíveis, permitindo que uma ampla variedade de jogadores aproveitem a experiência.
- O jogo possui modo para um único jogador?
- No momento, Battlebit Remastered foca em proporcionar uma experiência multiplayer. Entretanto, existem servidores com menor quantidade de jogadores para quem prefere partidas mais contidas.
- O jogo possui atualizações frequentes?
- Sim, os desenvolvedores estão comprometidos em melhorar o jogo constantemente e corrigir problemas identificados pela comunidade. O roadmap do desenvolvimento inclui novos recursos e aprimoramentos.
- Quais plataformas são suportadas pelo jogo?
- Atualmente, o jogo está disponível para PC na plataforma Steam. No entanto, os desenvolvedores podem considerar lançar versões para outras plataformas no futuro.
- Posso personalizar as armas e equipamentos do meu personagem?
- Sim, Battlebit Remastered oferece um sistema de progressão e personalização de armas que permite aos jogadores desbloquearem acessórios e melhorias para suas armas à medida que avançam no jogo.