Recentemente, uma entrevista publicada na Game Informer (via TweakTown) revelou a razão pela qual o aguardado RPG de ação Final Fantasy 16 não será lançado para o Xbox, e essa razão não é surpreendente. Segundo a Square Enix, a PlayStation simplesmente apresentou uma proposta de aquisição de conteúdo melhor do que a oferecida pela Xbox.


“Final Fantasy é uma das franquias mais importantes da Square Enix, ao lado de Dragon Quest e da série Kingdom Hearts. Quando iniciamos o desenvolvimento, abordamos várias plataformas e várias empresas para lançar o jogo. E quando as abordamos, elas nos apresentam suas ofertas.”

A Square Enix destacou que o acordo oferece um suporte de alto nível da equipe de engenheiros do PlayStation, o que implica que a Xbox não possui o mesmo nível de suporte. Além disso, a Square Enix enfatizou os benefícios de concentrar a otimização em uma única plataforma. A exclusividade de Final Fantasy 16 foi confirmada até o final do ano no PlayStation Blog, com uma versão para PC planejada para 2024.

É improvável que Final Fantasy 16 chegue ao Xbox, a menos que ocorram mudanças significativas entre a Xbox e a Square Enix. Não temos conhecimento detalhado dos bastidores dessas empresas, mas é possível que a Square Enix esteja exigindo um valor excepcionalmente alto da Xbox para compensar os riscos percebidos (ou reais) de desenvolver uma versão para as plataformas Xbox. Além disso, a Square Enix precisaria investir em uma versão altamente otimizada para o Xbox Series S, que é exigida pelo acordo de licenciamento da Microsoft. A PlayStation não enfrenta esse desafio, pois não possui um hardware menos poderoso nesse aspecto. Com os requisitos mínimos de hardware recomendados para jogos AAA aumentando nos PCs, é possível que a versão para o Xbox Series S exija um investimento que nem a Microsoft nem a Square Enix estejam dispostas a fazer. É importante ressaltar que essas informações são especulações, pois a fonte não possui detalhes completos sobre os acordos secretos de aquisição de conteúdo.

O investimento das plataformas em conteúdo AAA não é algo novo e ocorre há anos, mesmo para jogos multiplataforma. O valor do investimento que a Square Enix pode estar solicitando pode ser tão alto que a Microsoft simplesmente não vê um retorno financeiro viável. Por outro lado, a Square Enix pode considerar as ofertas do Xbox muito baixas para justificar o trabalho necessário.