A Nintendo é aquele tipo de empresa que costuma prometer pouco, porém, entregar muito. Prova disso são as suas famosas Nintendo Directs. Sempre que surge um anúncio de alguma Direct, sabemos que: 1. será curta; 2. será empolgante. Assim segue sendo nos últimos tempos. E em 21 de junho deste ano, Super Mario Bros. Wonder foi anunciado. E hoje, cerca de quatro meses depois do anúncio, as análises/reviews estão sendo lançados. E chegou a vez do Supernovas!

De antemão, engana-se quem porventura chegou a pensar que o 2D limitaria o novo jogo. Longe disso, adianto. Ser em 2D fez com que o desenvolvimento impusesse um desafio e tanto aos devs, que entregaram uma obra surpreendente. Até porque, em um jogo bastante consistente em relação à jogabilidade e suas inúmeras possibilidades inventivas, o jogo diverte e desafia.

O retorno do Super Mario 2D

Após alguns anos desde o último Mario original em 2D, Super Mario Bros Wonder carregava três pesos com ele. O primeiro: fechar com chave de ouro o estrondoso ciclo de sucessos do Nintendo Switch com um Mario avassalador. O segundo: mostrar que a franquia Mario ainda pode obter sucesso de crítica, público e financeiro mesmo em 2D. Por fim: se destacar em um ano em que a Nintendo lançou The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom. Sem arrodeio algum, podemos afirmar que os três desafios foram grandiosamente cumpridos.

Este novo game prova, definitivamente, que a fórmula da Nintendo não está em, necessariamente, repetir o que já deu certo. Como em Tears of the Kingdom, Super Mario Bros Wonder aposta alto na inovação controlada, digamos assim. Por inovação controlada, entenda-se como um jogo que pega uma fórmula de sucesso e remexe-a com novos ingredientes.

Foi assim, então, com The Legend of Zeld: ToTK e está sendo assim com este Super Mario Bros Wonder. Ao reproduzir o que já havia dado certo em seus jogos 2D, que não foram poucos e foram muitos de enorme sucesso, a Nintendo sabia que o mais do mesmo não era suficiente. Afinal, se tudo desse certo (e deu), SMBW poderia ser, de repente, um novo Super Mario World. Ou um novo Super Mario Bros 3, que hoje está completando 35 anos de existência. Felizmente, temos um jogo que marcará gerações, pois SMBW é um carinhoso abraço nos antigos e novos fãs da franquia.

Super Mario Bros Wonder 1

O deslumbramento em Super Mario Bros Wonder

É impossível não se encantar com SMBW. Em seus primeiros segundos, a magia do personagem e do jogo escalonam de maneira irrefreável. E quando digo irrefreável, é porque haverá surpresas do início ao fim do jogo. Assim, não se poupam esforços e o provável último Mario original do Nintendo Switch é belo, divertido e cativante. Cito o último Mario original do Switch já levando em consideração as vindouras novas roupagens de Mario VS Donkey Kong e Super Mario RPG, existentes há décadas.

Dessa forma, SMBW, mesmo fase por fase, consegue mostrar que é um jogo com uma interessante complexidade e escopo. Trago como exemplo a primeira tela do jogo, em que surge uma balão informativo para nos dizer que estamos no Reino Flor, lar do Príncipe Florian. O balão ainda dá de conta que o Reino Flor não é muito distante do tradicional Reino Cogumelo. O cuidado estético com a direção de arte é tamanho que, se repararmos ao fundo, avistaremos justamente o Reino Cogumelo estando, como disse o balão, não muito distante do Reino Flor.

Fase por fase, o jogo se renova completamente, adicionando um grau superior de deslumbramento. O Wonder no título, afinal, não é mero acaso. Este novo Super Mario eleva o nível dos jogos 2D do encanador do Brooklyn e sua turma para outro patamar.

Super Mario Bros Wonder 2

A Flor Fenomenal

Já desconsiderando os estágios de desafio, em Super Mario Bros Wonder, temos um diferencial e tanto: as flores fenomenais. Graças ao que elas nos propiciam, ao menos três elementos in-game mudam radicalmente: direção de arte, level design e jogabilidade.

Embora não haja a obrigatoriedade de se coletar tais flores para o progresso na aventura, coletá-las é um diferencial e tanto. Ao se coletar uma delas, a fase se transforma para algo inesperado e bastante criativo. Com isso, pelos cerca de cem estágios do jogo, SMBW mostra todo o seu potencial para maravilhar o jogador.

Com as flores fenomenais, nada nunca se é igual. Iremos testemunhar sempre jeitos inovadores de se transformar a jogabilidade tanto mecânica quanto visualmente. É claro que o orçamento de alguns tantos milhões, o tempo de desenvolvimento largo e uma excelente e experiente equipe de desenvolvedores contribuiu enormemente. Com tudo isso, acreditem, Super Mario Bros Wonder torna-se um jogo que veio para encantar milhões de pessoas e marcar seus corações.

Super Mario Bros Wonder 3

Mariovania?

No entanto, não são apenas as flores fenomenais que oferecem mudanças significativas. Há outro aspecto que também muda o jogo: as insígnias. Diferentemente da mudança estética, artística e até sonora provocada pelas wonder flowers, as insígnias alteram somente a jogabilidade. Portanto, preparem-se: são várias dezenas de insígnias para serem coletadas, achadas ou compradas.

Há três categorias de insígnias: as de ação, as de poder e as avançadas. Cada categoria possuirá um número específico de insígnias, sendo 24 ao total. A partir do uso delas, o jogador terá certas facilidades ao longo dos estágios. Assim, se uma determinada fase necessita que o personagem salte bastante, será interessante usar alguma insígnia de salto mais elevado, consecutivo ou que permita se planar um pouco.

Além disso, para se alcançar determinados locais e enfrentar certos chefes, a experimentação de insígnias será quase uma obrigação ao jogador.

E ora, e não é que Super Mario Bros Wonder, além de tantos outros feitos, ainda possui traços de um metroidvania? Os jogadores familiarizados com este subgênero sabem que uma das suas principais características é o backtracking, que consiste na necessidade de, em certos jogos, voltar para fases ou mundos já vencidos para se explorar novos terrenos da fase/mundo a partir de novas funcionalidades conseguidas para o personagem.

E eis que, além de avançarmos no jogo, também será possível, embora não necessário, voltar para espaços já superados. Dessa forma, o jogador poderá alcançar áreas antes inalcançáveis ou abrir coisas antes impossíveis. Bem ao estilo de Super Metroid, existe até mesmo uma insígnia chamada Lança-cipó, que lembra o Grappling Beam de Super Metroid.

Estes retornos às fases já ultrapassadas são essenciais a quem quer terminar o jogo com 100%. Contudo, ganha também o jogador, que assim consegue treinar mais das habilidades disponíveis.

As homenagens de Super Mario Bros Wonder

Aos amantes da Nintendo e da saga Mario, se preparem e preparem seus corações. Super Mario Bros Wonder traz inúmeras homenagens a um rol variado de jogos da franquia.

Seja em aspectos das fases, em elementos dos cenários e dos mundos ou na jogabilidade, SMBW presta reverências sinceras aos jogos que vieram antes. É aquilo, pois: outros jogos andaram, correram e saltaram para que este novo game pudesse voar, encantar e surpreender.

Não à toa, é preciso citar algo que torna este SMBW ainda mais maravilhoso do que já é. O primeiro Super Mario Bros, de 1985, foi realizado por uma equipe de apenas 5 pessoas. E agora, 38 anos depois, será possível ver que, destas 5, quatro trabalharam no desenvolvimento de Super Mario Bros Wonder. É uma prova definitiva de que este jogo aponta, no presente, para um futuro sem se desconectar das suas raízes, do seu passado.

Mais acertos de Super Mario Bros Wonder

Antes de chegarmos ao final deste review/análise, queria trazer três coisas que destacam-se em SMBW.

A primeira delas é o intenso carisma dos personagens. Do Príncipe Florian, do Reino Flor, à Flor Tagarela, passando ainda pelos rostos principais, todo o jogo é repleto daquele nível de fofura recorrente que a Nintendo faz tão bem. O Príncipe Florian, por exemplo, do Reino Flor, e que é o nosso companheiro fixo ao longo do jogo, é aquele personagem-droid dos Star Wars que elevam a importância e o destaque do personagem principal. A Flor Tagarela, que recebeu uma inesquecível dublagem brasileira de Leandro Hainis, é um show solo com seus comentários sempre diversos e que ora dão dicas sobre algo, ora são simplesmente bastante cômicos.

Afora os personagens, a decisão de não haver um timer nas fases faz com que os jogadores possam explorar bem cada estágio e, claro, aproveitar as belezas e proezas artísticas dos cenários. Tal decisão só mostra como a Nintendo quer que o jogador deguste bem o jogo, sem pressa alguma. O importante é se maravilhar.

Super Mario Bros Maravilha

Mais que uma adição de catálogo ao fim da vida do Nintendo Switch, Super Mario Bros Wonder chega com pompa e calibrado para ser um dos indicados ao jogo do ano (GOTY) de 2023. Divertido, variado, cativante e desafiador na medida certa, SMBW é aquele jogo que qualquer desenvolvedora gostaria de ter, mas que somente a Nintendo é capaz de criar.