Jedi Survivor foi lançado no último dia 28 de abril e a gente já sabe: sempre que um novo e esperado jogo é lançado, é divertido entrar no canal de algum speedrunner para vê-los finalizando os jogos loucamente. O speedrunner, para quem não sabe, é aquela pessoa que finaliza um jogo de uma maneira nada tradicional. Eles são os antropólogos da indústria, ajudando a terminar em minutos, jogos que levariam trinta ou quarenta horas para serem encerrados.

Apesar dos jogos serem forçados a “aceitarem” um desvio geográfico e narrativo, nenhum jogo, até então e pelo que se sabe, quebrou sua quarta parede para alertar um speedrunner. Porém, até Jedi Survivor.

Contudo, ao que tudo indica, a partir do lançamento do novo Star Wars, a história mudou.

JEDI SURVIOR E A GALÁXIA DO SPEEDRUNNER

Recentemente, o speedrunner andersonjph, burlou um ponto de Jedi Survivor que fez o próprio jogo se manifestar. Uma usuária do Twitter postou a peripécia do streamer. Confira o vídeo do ato.

Podemos ver, no vídeo, o próprio jogo lança um alerta ao jogador, sugerindo-lhe que se volte a um ponto anterior do save. Mas o game permite que o jogador salte as partes que burlou da história e siga jogando “normalmente”.

O EDITOR OPINA

Se voltarmos há poucos dias, é possível lembrar o quão cheio de problemas foi o lançamento de Jedi Survivor para os computadores. O alerta ao speedrunner pode sair mais como uma placa de perigo do que um mero easter egg técnico.

Surpreendentemente, ao usar a Força, Star Wars: Jedi Survivor tornou quebra a própria quarta parede ao lembrar ao jogador que ele não é livre, que ele é um boneco.

O movimento que o usuário realizou sequer foi algo atípico. Em um abismo, o speedrunner simplesmente usou o pulo duplo e mirou seu ataque em um inimigo que se encontrava em solo, do outro lado. Portanto, algo assim não deveria quebrar o jogo ao ponto que chegou.

A pergunta que fica é: será que mais jogos passarão a ter algum tipo de alerta assim?