O ano de 2023 está muito bom para os fãs de vídeo game, diversos títulos lançados, entre franquias conhecidas e outras que fizeram suas estreias já conquistando um espaço na prateleira dos jogadores.

Mas algumas obras vão além do entretenimento, conversando com sentimentos antigos ou inserindo novas emoções, recentemente tive o prazer de jogar o remake de Resident Evil 4 e fui tomado por nostalgia, as memórias que tenho do clássico moram em tempos mais tranquilos, longe da tempestade que é a fase adulta.

Claro que a experiência é individual, sendo impossível que tenhamos a mesma opinião sobre todos os títulos que jogamos até aqui.

Mas no meio de grandes produções, com orçamentos gigantes, os jogos que evocam sentimentos sinceros, são os que possuem valor inestimável.

Esse é apenas um dos pontos que me fizeram entrar de cabeça na aventura dos Guerreiros do Solstício, desligar a mente, e mesmo que brevemente, embarcar em uma jornada repleta de diversão, mistérios e reviravoltas.

Sea of Stars é um dos melhores jogos independentes do ano, e assim como a maioria dos projetos indies, carrega o amor de seus desenvolvedores em cada pixel.

“E caso as Brumas do Tempo permitam uma ligeira alteração, creio que o raio de esperança outrora oferecido ainda possa reluzir.”

O Arquivista

Os Guerreiros do Solstício

Acompanhamos as aventuras de Valere e Zale, dois jovens que estão começando seu treinamento para alcançarem o posto de guerreiros, um caminho nada fácil.

Começamos em um ponto avançado, com eles já crescidos e partindo para sua última tarefa, mas logo o jogo retrocede, para quando os heróis eram crianças.

Aqui vamos descobrir que Valere e Zale vieram com um pássaro, e em uma data considerada especial, eles moram com os aldeões em uma ilha aparentemente pacata.

Iremos descobrir que existe um segredo evolvendo o conflito de Fleshmancer, que deixou seres perigosos no mundo, atualmente combatidos pelo grupo de guerreiros do solstício.

Iremos também conhecer Garl, um dos personagens mais simpáticos do jogo, grande amigo dos protagonistas, que lembra um pouco o Sam, de O Senhor dos Anéis.

Sea of Stars
As habilidades são um verdadeiro show.

Após algumas apresentações, como a de antigos guerreiros, o mestre do clã e a escola de treinamento.

Um breve tutorial acontece, assim aprendemos os fundamentos básicos do jogo ao mesmo tempo que vemos o árduo treinamento de nossos heróis.

Como todo bom RPG, o começo de Sea of Stars serve para mostrar pontos importantes, como lendas, nomes de inimigos citados como uma grande ameaça e perguntas sem as devidas respostas (por enquanto).

E de fato o jogo faz isso muito bem, a introdução da obra é muito elegante, apesar de simples, carrega um ritmo excelente.

A aventura tem início

Grande parte do primeiro ato do jogo acontece enquanto nos dirigimos até a Ilha Espectral, os heróis precisam chegar até ela antes do eclipse.

Nossa ansiedade aumenta, pois, a primeira grande ameaça citada no game está lá, mas o caminho é bem construído, e nos envolvemos muito com as histórias que aparecem.

Não é segredo que o jogo vai homenagear a todo tempo os grandes clássicos de RPG como Chrono Trigger, mas em nenhum momento Sea of Stars se prende em nostalgia barata, ele continua esbanjando originalidade.

Até a tela de Fim de Jogo é fofinha.

O combate em Sea of Stars é fabuloso, eu sei que há uma certa resistência com combates por turno, sentimento esse que não compartilho.

Entretanto, gostaria de deixar registrado aqui, para os futuros leitores, que esse é um dos combates por turnos mais divertidos que pude experimentar.

Isso porque em momento algum temos que “só” selecionar nossa ação e esperar a animação do personagem e depois esperar a vez do inimigo.

Aqui podemos interagir tanto para atacar, como para defender, mesmo que tenha a opção de mudar a dificuldade do game, com as relíquias.

Esses artefatos podem facilitar os confrontos, mas é totalmente customizável, algumas podem até informar ao jogador quando ele acerta a janela de ataque ou defesa.

Quero muito um anime de Sea of Stars

Ao atacar e apertar o botão de ação no momento exato, a animação se estende, assim como o dano causado.

Isso vale para a defesa, com a mesma ação, reduzimos os danos sofridos.

Se usarmos uma das relíquias que facilitam nossa vida, uma estrela aparece indicando o acerto, excelente para não passarmos sufoco no começo.

O combate tem outras questões, a sincronização citada anteriormente aparece em muitos golpes, é impossível não querer aproveitar o recurso.

Monja e Espadachim, o Sol e a Lua

Independente de qual personagem escolhemos, a luta é bastante prazerosa, quando iniciamos, temos apenas algumas habilidades disponíveis, mas logo iremos aprender novos golpes.

Algumas habilidades permitem que o jogador desfira inúmeros ataques, caso os reflexos estejam em dia, quando juntamos isso com a curiosa técnica de “usar magia sem usar magia” os resultados são ainda melhores.

Bem no começo, podemos achar que o combate é fácil, e que basta sair juntando energia e desferindo feitiços, mas não é bem assim.

Em um dos tutoriais aprendemos sobre a capacidade de impedir que oponentes conjurem golpes devastadores, deixando claro o perigo que são.

Existem muitas formas de impedir um grande golpe adversário, os ataques de cada um dos heróis causam efeitos distintos: cortante, contundente, solar e lunar.

Quando um inimigo preparar seu ataque mais forte, um contador aparece sobre ele, indicando quantos turnos restam até que a magia fique pronta.

Eita bicho chato!

Junto do contador, símbolos representando quantos golpes são necessários para impedir, e atrelado a eles, os efeitos que anulam.

As vezes teremos mais de um inimigo com golpes especiais em andamento, e não adianta apenas bater, tem que usar o efeito solicitado para neutralizar.

Com isso, as estratégias surgem e a dificuldade das batalhas vão aparecendo, mas não é nada absurdo, porém, um deslize significa o fim da aventura.

Vale lembrar que cada ação significa que um turno passou, então é preciso escolher bem se vamos usar nossa vez para atacar ou recuperar vida.

Quando damos de cara com grandes chefes, a tensão das lutas é evidente, mas a sensação de vitória é muito boa, gratificante cada inimigo derrotado.

Para nos ajudar, além das magias e status de cada personagens, teremos os combos, que são ações especiais que causam efeitos únicos.

A barra de combo não segue preenchida ao fim das lutas, então use sempre que possível para dano ou cura.

O instinto de sobrevivência em Sea of Stars

Conforme ensinado pelos Hobbits, algo que não pode faltar jamais em uma aventura é alimentação, quanto melhor a comida, mais preparado o grupo fica.

Aqui é possível cozinhar diversas refeições, algumas possuem efeitos que afetam o grupo, outras apenas um integrante, basta encontrar uma fogueira e iniciar os preparos.

Conforme exploramos os cenários, ingredientes novos aparecem, por mais que tenha um limite de comidas para carregar, elas são de grande ajuda, por isso sempre cozinhe ao máximo.

Quando sai o livro de receitas de Sea of Stars?

Algo que necessita de atenção, são os níveis ganhos, o padrão de RPG, toda vez que subimos de nível, determinados status evoluem de forma natural.

Porém, um bônus é dado para distribuir de acordo com nossa vontade e forma de jogar, mas existe o risco de o personagem ficar desfalcado.

Uma dica é ver quais status o personagem tem de melhor, e assim balancear os demais.

O mundo do jogo esconde segredos para quebrar a cabeça daqueles que querem desvendar tais mistérios, contendo bons enigmas, alguns bem difíceis.

Passagens secretas, NPC’s que geram recompensas quando sofrem interações, tudo serve para que o jogador nunca esteja apenas andando sem fazer nada.

Sea of Stars é uma das melhores surpresas de 2023

Conforme o ano passa, podemos ir escolhendo nossos favoritos, sem dúvidas este entra em minha lista dos melhores jogos do ano.

É certo que ele competirá entre os melhores indies, praticamente um erro brutal cogitar deixá-lo de fora.

O jogo é mais do que referências aos clássicos que moram no topo, ele destaca-se com seus próprios pontos, méritos que não podem ser tomados.

Uma aventura que além de apresentar personagens cativantes, traz vilões imponentes e uma trilha sonora épica, é a fórmula praticamente perfeita.

Emociona e diverte, vai agradar os fãs mais novos de RPG’s, e derreter o coração daqueles que cresceram com essas obras, a Sabotage Studio entregou uma obra de arte.