Double Dragon Gaiden: Rise Of The Dragons resgata o melhor do estilo beat ‘em up e incrementa tudo que poderia deixar a jogabilidade ainda mais divertida.

O sucessor espiritual de Nekketsu Kōha Kunio-kun, saiu em 1987, o beat ‘em up foi considerado um dos primeiros desse estilo a fazer um sucesso considerável, rendendo sequências que foram lançadas para inúmeras plataformas.

Eu conheci a obra pelo filme, depois que fui saber da existência do jogo, e nessa época já estava completamente apaixonado por esse estilo de jogo.

Depois de todos esses anos, com a evolução dos consoles, bem como a de seus jogos, creio que podem existir aqueles que esquecem como pode ser satisfatório retornar aos jogos que fizeram nossa infância, ou até mesmo, experimentar jogos atuais que trazem esse gostinho.

Soco, soco, bate, bate…

Apesar de levar uma aparência que remete aos bons consoles antigos, Double Dragon Gaiden nos leva para uma boa e velha pancadaria, os personagens iniciais são os clássicos Billy Lee e Jimmy Lee, além de Marian e Tio Matin, todos eles possuem particularidades, o que permite que toda gameplay tenham suas maneiras de se adaptar.

E além dos heróis, é possível desbloquear outros personagens para jogar, incluindo os vilões, até mesmo o chefe final.

Mas vamos focar nos nossos heróis, para saber quais características e habilidades que cada um tem.

Billy Lee: possui os goles mais rápidos e provavelmente será o escolhido como principal para iniciar a jornada, os golpes não são rápidos apenas no chão, os ataques aéreos permitem a extensão de combos e não deixam o inimigo se recuperar com facilidade.

Jimmy Lee: esse possui combos que iniciam de forma rápida, e finalizam com um ataque forte que arremessa o adversário, o seu diferencial são os golpes especiais, que possuem um bom alcance.

Marian: responsável por ser a controladora de campo, pois seus ataques se baseiam em armas de fogo, os ataques de longe são bastante eficientes.

Tio Matin: o tanker do grupo, não tem a melhor das movimentações, mas possui os ataques mais fortes, e seu ataque especial neutro permite que muitos inimigos sejam derrotados de uma só vez.

Double Dragon Gaiden
Achei que era uma fase do Metal Slug.

O fácil nem sempre é melhor…

O jogo respeita as raízes dos clássicos, e deixa o jogador preso em cada novo nível, que se mostram desafiadores.

Mas a dificuldade pode ser balanceada ao iniciar o game, podendo ficar mais fácil para aqueles que querem apensas relaxar.

Porém, isso irá afetar diretamente as mecânicas do jogo, pois agora existem elementos de roguelike, isso deixa tudo mais interessante.

Mas calma, isso não significa um jogo frustrante que fará você apenas ter raiva, ele é justo na medida e te dá opções para balancear a experiência.

Como mencionei, podemos deixar o jogo mais fácil, usando por exemplo a opção de aumentar a vida do nosso jogador e diminuir a dos inimigos, ou baixar sua agressividade etc.

Conforme passamos de fase, ganhamos dinheiro para investir em habilidades, quanto mais fácil, menos dinheiro, mais difícil, mais dinheiro.

Respeitar o clássico, abraçar coisas novas.

Double Dragon Gaiden agora possui sistemas bem interessantes, um que fará o jogador escolher bem a primeira fase superada.

O outro nos leva para uma administração de recursos, que vai tornar nossas estratégias mais eficientes.

Ao começar, podemos escolher dois personagens, caso você não vá jogar com um amigo, é possível controlar os dois.

O jogo permite alternar entre personagens, isso serve para descanso e recuperação vida, como alguns jogos de luta.

E ajuda também causar mais danos em inimigos fortes, já que ao trocar de personagem podemos continuar batendo de imediato.

Porém, essa troca só pode ser realizada com a barra de especial preenchida, ela se recupera sozinha ou esmurrando capangas.

Controle hordas para conseguir uns lanches.

Conforme avançamos nas fases, usaremos nosso dinheiro obtido para adquirir habilidades únicas para os personagens, uma para cada um.

Existem muitas opções, mas escolher uma irá anular a oportunidade de comprar outra, por isso escolha bem.

Muitas são exclusivas para cada um dos lutadores, como aumento de movimentação, incrementar um efeito a mais no especial etc.

Mas a mudança mais expressiva vem com os níveis, de cara todos eles estarão liberados, e podemos escolher qual começar.

Aqui mora o “perigo”, porque se derrotamos uma das gangues, as que sobraram vão se fortalecendo aos poucos.

Esse efeito é acumulativo, ou seja, se passamos uma fase, as outras vão estar 2x mais difíceis.

O que faz uma fase aparentemente fácil, ficar muito complicada, derrotar chefes trabalhosos de cara é a melhor opção.

Essa função ajuda no fator replay do jogo, pois fases que se fortalecem ganham áreas extras e novos desafios.

A história do jogo é galhofa como um bom filme dos anos 80, por isso é boa.

Dificuldade balanceada

Double Dragon Gaiden: Rise Of The Dragons não vai exigir que o jogador seja expert em jogos desse estilo, mas pode causar uma certa raiva dependendo de como você escolha viver a experiência.

Optei em deixar tudo bem balanceado, e com continues limitados, então pude aproveitar e fazer minhas estratégias.

Os chefes serão os melhores e mais difíceis desafios, e como informado, aquele que mais demorar, será mais complicado.

Mas como um bom clássico, eles possuem padrões, decore e logo irá superar cada um deles, mas os capangas serão em maior número.

Se você morrer com continues limitados, terá que obter as habilidades novamente, isso pode ou não ser frustrante, depende o histórico de cada um com esse tipo de game.

Outra coisa que não posso deixar de citar é excelente trilha sonora, quase que dançante em meio de toda pancadaria.

Sempre tem aquele boss apelão…

Mas como nem tudo é perfeito, devo mencionar os problemas que tive, que não foram muitos, mas foram suficientes para deixar um amargo na experiência.

O estilo de jogo se concentra em hordas, essas hordas quando derrotadas, permitem que voltemos para partes do mapa anteriores.

Mas as vezes o jogo não entendia que todos os inimigos foram derrotados, e não permitia prosseguir, forçando um restart.

Caso ocorresse no fim de uma fase, por exemplo, tinha que voltar todo o percurso.

Mesmo que o jogo seja divertido, com uma ótima jogabilidade, isso não deveria ocorrer.

Mas esse foi o único bug que eu tive e atrapalhou em poucas partes minha experiência, no mais a diversão foi positiva.

Será que todo beat ‘em up tem uma fase no metrô?

Double Dragon Gaiden, diversão garantida

Se você curte jogos beat ‘em up, irá gostar demais, mas se você além de gostar, cresceu jogando, irá amar!

É muito bom ver que possivelmente sempre teremos jogos que irão trazer essa nostalgia boa, e ainda nos entreter.

Não só porque eles são divertidos, mas eles poderão atrelar bons elementos atuais e deixar um título único.

Double Dragon Gaiden é indicado para todos os jogadores, pois é aquele tipo de obra que vai servir de passatempo.

Jogo bem polido, com excelente gameplay, com vilões caricatos e personagens carismáticos na medida.

Apesar de não impressionar graficamente, serve para lembrar que nem sempre um bom jogo é sobre isso.

O topete intacto após uma pancadaria de qualidade.

Desenvolvido pela Secret Base Pte Ltd, o jogo é perfeito para jogar com amigos ou sozinho, os desafios são chamativos.

Isso pode e vai estender a sua vontade de continuar tentando, buscando novos níveis e liberando personagens.

Considero quase todos os beat ‘em up divertidos, e Double Dragon Gaiden é mais um desses jogos que não enjoam.

Esta review foi feita com base na versão de PlayStation 5.