Algumas obras-primas indies não pedem para serem compreendidas. Não é que elas estejam tentando atrair um público de pseudo-intelectuais superiores, por assim dizer, mas às vezes, mundos, mecânicas, e narrativas se beneficiam ao serem tão drasticamente afastados do familiar. Existem poucos exemplos disso tão marcantes quanto COCOON. Um jogo de enigma e exploração que suavemente te introduz a um mundo que você não reconhece, e nem mesmo consegue compreender.

OBRA PRIMA INDIE DE QUEBRA-CABEÇA E AVENTURA
Fonte: Geometric Interactive

BRINCADEIRA DE CRIANÇA, COMO É BOM

Ainda está comigo? Bem, então vamos embarcar juntos nessa estranha aventura cósmica. Esse jogo de enigma e exploração começa com um raio de eletricidade atingindo o topo de uma montanha, enviando uma explosão de energia que faz um casulo se abrir, portanto, revelando nosso protagonista com aparência de uma cigarra. Já que não existe uma coleira para te segurar, há um grande risco de os jogadores perderem o equilíbrio e desmoronarem. Um destino que condenaria o mais recente trabalho da Geometric Interactive. COCOON, um quebra cabeça de aventura, não perde tempo em lhe dar liberdade absoluta, te colocando em um mundo sem nem ao menos uma mão para segurar nos primeiros momentos.

É aqui que você compreende um fato que permanece verdadeiro até os créditos do jogo – tudo daqui para frente depende de você. COCOON, uma criatura parecida com uma cigarra, segue você o tempo todo. Ao mesmo tempo em que você viaja por universos portáteis, presos dentro de mármores que carregam nas costas, também vai mergulhando e emergindo por paisagens bioquímicas que enganam o olho e transcendem a compreensão.

Você apenas sabe que deve progredir, aprendendo vagamente suas intenções conforme elas aparecem diante de você – e essa estratégia é altamente recompensadora. A sensação de maravilha que você sentirá ao abrir uma porta, descobrir uma nova habilidade ou derrotar um chefe assustadoramente peculiar, é praticamente incomparável, e saber que coisas simples, como aprender a andar e interagir com o ambiente eram um mistério para você minutos atrás, fará com que você se sinta um verdadeiro gênio.

Você pode concluir a leitura dessa análise, mas posso te poupar tempo e dizer para simplesmente jogá-lo.

Gostaria de jogar Assassin’s Creed Mirage? Aqui está a nossa análise.

LIMBO E INSIDE QUE O DIGAM

Cocoon
Fonte: Geometric Interactive.

É o design de níveis magistrais de jogabilidade que Jeppe Carlsen aprendeu durante seu tempo trabalhando em LIMBO e INSIDE, que brilha verdadeiramente nesse jogo enigmático. Com paisagens abstratas e criativas se sentindo tão separadas umas das outras, mesmo quando se dobram e se entrelaçam, torna a jogabilidade desse indie de aventura tão fácil de compreender.

Sem um design brilhante como esse, o jogo se desintegraria e se transformaria em impossibilidades confusas, mas te garanto que isso nunca acontece. Logo, cada obstáculo é uma oportunidade para compreender um mundo que parece verdadeiramente alienígena. A sensação é que você está removendo a poeira de tomos antigos a cada colocação correta de mármore. Assim, COCOON é um quebra-cabeça de aventura e um forte concorrente ao título de melhor jogo indie do ano inteiro. A equipe provou que os feitos brilhantes de Carlsen em INSIDE e LIMBO estavam longe de serem acidentes.

O título está disponível para PlayStation 4 e 5,  Xbox Series s/x,  Xbox One, Nitendo Switch e PC (via Steam). Além disso, assinantes do Xbox Game Pass podem resgatá-lo sem custos adicionais.