Entre os meses de julho até setembro do ano fiscal que corresponde ao ano de 2024, a Microsoft obteve índices recordes. Grande parte dos altos índices devem-se, claro, ao gigante lançamento e expectativa por Starfield. Apesar de ter saído diretamente no Game Pass no dia do lançamento, o jogo teve vendas exorbitantes.

Assim, foram US$ 3,9 bilhões em receitas de jogos para o primeiro trimestre. Se comparado aos índices de 2022, no mesmo período, a Microsoft viu um aumento de suas receitas de jogos em 9%.

Segundo a Microsoft, o resultado positivo se deu pela melhor e maior oferta de conteúdos no Game Pass. Ao mesmo tempo, a Bethesda lançou o aguardado Starfield, que logo se tornou o jogo mais vendido nos Estados Unidos em setembro.

Com isso, o público do jogo girou em torno de 10 milhões de pessoas, entre assinantes do Game Pass e compradores do game.

Ganhos e perdas da Microsoft

A maior fonte de receita da divisão Xbox segue sendo a oferta de serviços e conteúdos, que cresceu 13% em relação a 2022. Todavia, as vendas de hardware do Xbox teve queda de 7%. Apesar da queda, o prejuízo foi minimamente compensado pela alta dos preços dos serviços e conteúdos.

Ao contrário da Sony e da Nintendo, a gigante esmeralda costuma não divulgar os dados de vendas de hardwares nos relatórios trimestrais.

O editor opina

Há poucos dias, a Microsoft/Xbox, após alguns poucos anos de batalhas judiciais, fechou o acordo de aquisição da Activision Blizzard. Estimado em US$ 68,7 bilhões, a iniciativa garantirá, daqui em diante, tempos muito frutíferos para a divisão Xbox.

Afinal, a Microsoft/Xbox agora possui direitos sobre franquias como: como Call of Duty, Warcraft, Diablo, Guitar Hero, Tony Hawk’s Pro Skater, Overwatch, Crash Bandicoot e mais.

Pela primeira vez desde a sétima geração, o Xbox poderá voltar a ser competitiva e bater de frente com a Sony, por exemplo. A disputa entre Xbox e Sony, na geração citada, para quem lembra, foi quente até o fim.