Quem me conhece de perto sabe que sou um grande apreciador de jogos de construção e gerenciamento de recursos. Com variantes que vão de construções de cidades comuns, até construções mais complexas que envolvem não só a criação, mas também o gerenciamento de recursos.
Sempre que tenho contato com jogos de criação de mundos fico com expectativas altas sobre as diversas possibilidades de criações. Não tenho preferências específicas para um estilo de jogo nesses moldes, quanto mais possibilidades de criação o jogo apresenta, mais eu fico na expectativa.
Jogando Fabledom tive uma ótima experiência, o jogo conta com um sistema que apresenta complexidade mas que ao mesmo tempo gratifica o jogador que está atento aos detalhes apresentados. Apresenta ainda um pequeno enredo inicial para nos situar de nossa posição como chefes da vila e nossas obrigações.
Nesse review pretendo comentar todos os aspectos que me chamaram atenção no game, sugestões de melhorias e o meu veredito final sobre a magia da criação em Fabledom!
Aproveito para agradecer antecipadamente a equipe da Grenaa Games por disponibilizar uma chave de acesso ao game ao Supernovas e também a própria equipe do Supernovas por me permitir jogar e trazer meus comentários sobre esse excelente jogo.
Dito isso, seguimos com a análise!
CRIANDO SEU PRÓPRIO MUNDO DE FANTASIAS
Fabledom é um jogo de construção de cidades e gerenciamento de recursos que nos insere em um universo de contos de fadas, onde temos o objetivo de criar um reino dos sonhos enquanto gerenciamos cidadãos e recursos no decorrer da jornada.
Nossa proposta inicial é entender as necessidades de um pequeno vilarejo, crescer sua população e evoluí-la de forma que ele se torne um grande reino.
Podemos escolher o pedaço de terra onde iremos construir nossa pequena vila e cada ponto apresenta seus recursos mais abundantes e aqueles que estão mais em falta.
A escolha do novo local deve ser pensada com cautela, visto que é interessante termos um equilíbrio de recursos para termos uma maior vantagem no início do jogo.
Ao escolhermos nosso ponto de partida, somos apresentados aos fabulinhos (habitantes do pequeno vilarejo) e tutoriais simples que são responsáveis por nos apresentar as dinâmicas do jogo.
Começamos com estruturas mais básicas como cafofos, celeiros e fazendas sendo as principais construções que iremos utilizar e à medida que o jogo avança, temos a possibilidade de criar novas estruturas.
Se você gosta de ambientações medievais, esse jogo é um prato cheio. Toda a ambientação é muito bem caracterizada, os fabulinhos dão o ar de trabalhadores camponeses que tornam a experiência imersiva.
Muitas vezes eu me peguei dando zoom na cidade e acompanhando a movimentação deles por toda a cidade, a forma como trabalham no campo e o transporte de materiais.
Aqui deixo uma dica, atente-se a sempre conseguir novos moradores para seu reino, pois eles são os principais responsáveis pelo crescimento do mesmo. Com eles você sempre terá trabalhadores a disposição e fará com que o povoado esteja sempre gerando recursos.
PRECISAMOS PENSAR NO INVERNO….
Como disse anteriormente, gosto muito da diversidade e dos detalhes que esse tipo de jogo podem apresentar, e fiquei maravilhado com o inverno em Fabledom.
Quando construímos nossa cidade, além de nos preocuparmos com a quantidade de alimentos gerada, a quantidade de recursos para construir novos locais, água para as casas, ainda temos que nos preocupar com o inverno!
Quando esse período inicia, todas as plantações secam, e os fabulinhos tem que se manter com os recursos nos armazéns que foram gerados antes da deve cair.
Eu não sei você, mas esse tipo de detalhe me faz criar uma imersão muito maior nesses jogos, a preocupação constante em termos comida para o nosso vilarejo nos faz tomar medidas de prevenção e realmente nos colocar no papel de um responsável pois o bem estar da vila depende do nosso gerenciamento!
Até onde joguei, percebi que não houve alteração no tempo da estação mais fria, e ele dura um tempo relativamente curto, mas pode atrasar os planos do nosso vilarejo por alguns dias.
UM BOM LIDER FAZ CRESCER O POVO
Além da preocupação com as diferentes adversidades que podem acontecer nas cidades, temos que proporcionar ao povo cultura e lazer ou então eles se tornam fabulinhos insatisfeitos.
Eis aqui mais uma peça interessante pensada pelos desenvolvedores do jogo. Temos que garantir que nosso vilarejo e atenda as expectativas do povo, portanto trabalhamos não só com alimentação e moradia e até mesmo a diversão. Existem edifícios como a estalagem e o teatro de rua que promovem diversão aos fabulinhos, aumentando a sua felicidade.
E claro, quanto maior a felicidade dos fabulinhos, maior as chances de novos camponeses se interessarem em morar novo vilarejo. Saiba controlar isso e a progressão do game será muito mais agradável.
Uma vez que nos adaptamos ao jogo, cabe a sua imaginação criar áreas funcionais que permitam o deslocamento e gerenciamento das funções de forma facilitada.
Armazéns nas proximidades fazem com que os fabulinhos não precisem percorrer grandes distâncias para ter acesso aos recursos, assim como centros urbanos em partes específicas do mapa podem aglomerar muito a sua população.
A MAGIA DA DIPLOMACIA
Progredir no jogo desbloqueia os mensageiros que podem ir até os outros reinos em missões diplomáticas. A medida que melhoramos nossos relacionamentos com os reinos vizinhos (através do envio de presentes como ouro ou recursos), e eventualmente podemos fazer alianças.
Enviar mensageiros pelo mapa possui um custo (honestamente, não é alto) e se considerarmos que podemos obter regalias, podemos pagar com tranquilidade.
Contudo, acredito que esse excesso de possibilidades pode resultar em um nó na cabeça dos jogadores que podem não estar acostumados com tantas dinâmicas diferentes, mas observando os tutoriais do jogo e seguindo as dicas, é possível tirar esses elementos de letra.
NEM TUDO É UM CONTO DE FADAS…
Com todos os detalhes que escrevi até aqui, você deve ter entendido que nem tudo no jogo é um mar de rosas. Apesar da dificuldade ajustável do jogo, e as regalias que ele entrega de tempos em tempos, ele ainda é um jogo desafiador.
Existem elementos sutis no jogo que me surpreenderam pela sua imersão, assim como seu aumento de dificuldade. No game, se não mantivermos um nível aceitável no estoque de comida, eventualmente os fabulinhos ficam famintos e… morrem.
Isso mesmo, o jogo não apenas vai baixar a satisfação da sua cidade, ele mostra que um aldeão faminto eventualmente vai morrer e se isso se prolongar, as funções dos edifícios da cidade irá entrar em colapso pois faltarão trabalhadores para seguir com as tarefas.
Além disso, certos tipos de edifícios que forem construídos ao redor das casas dos fabulinhos geram desconforto por conta do barulho. Então temos que pensar em estratégias para lidar com essa questão.
Contudo, existem edifícios que melhoram positivamente a área tornando aquela região mais atrativa para os moradores. É importante considerar esses fatores pois a felicidade deles está diretamente ligada ao crescimento da população e o desenvolvimento da cidade.
PARTINDO DE ENCONTRO COM UM FINAL FELIZ
Fabledom traz consigo muitos recursos que são atrativos para jogos do seu gênero. Ele oferece um mundo rico em detalhes e diferentes dinâmicas, com um tom de delicadeza e simplicidade. Suas mecânicas são um tanto complexas mas todas muito bem trabalhadas em tutorias e diversas telas de ajuda que estão sempre guiando o jogador.
O jogo é rico em detalhes e pode agradar tanto o público novo do gênero, quanto aos jogadores veteranos, combinando elementos de gerenciamento de recursos, conflitos diplomáticos, interações com diversas criaturas, a gestão da cidade e dos fabulinhos.
Se você procura por um jogos que pode proporcionar horas de divertimento Fabledom pode ser uma excelente opção, sua progressão é relaxante e criativa e tudo depende da sua imaginação.
FABLEDOM
NOTA - 8.5
8.5
ÓTIMO
O jogo é rico em detalhes e pode agradar tanto o público novo do gênero, quanto aos jogadores veteranos, combinando elementos de gerenciamento de recursos, conflitos diplomáticos, interações com diversas criaturas, a gestão da cidade e dos fabulinhos.