Dragon Age The Veilguard: Saiba como funcionará o sistema de progressão e mais!

Hoje, a Bioware soltou informações interessantes sobre o seu mais novo RPG. Vamos então nos aprofundar os temas de Progressão, Itens e Companheiros, tanto neste blog quanto nos vídeos que o acompanham (com pequenos spoilers no vídeo) sobre Dragon Age: The Veilguard. A expectativa é que, após essa leitura, os jogadores tenham uma compreensão mais clara de como personalizar Rook e unir os Veilguard.

Ao alcançar o nível máximo de 50, Rook será capaz de desenvolver um estilo de jogo único, ajustado para realizar ataques coordenados ao lado de seus Companheiros. As maiores quantidades de experiência são obtidas ao completar missões. Quanto mais importantes e grandiosas forem as missões, maiores serão os bônus recebidos. Rook também acumula experiência ao derrotar inimigos e explorar o mundo, mas a maneira mais eficiente de subir de nível é ajudando as pessoas de Thedas ou investindo tempo para fortalecer os laços de Rook com os Veilguard.

Após acumular pontos de experiência suficientes, Rook subirá de nível e receberá um Ponto de Habilidade, que poderá ser distribuído na Árvore de Habilidades. A Árvore de Habilidades em formato de Constelação apresenta todas as áreas possíveis de desenvolvimento, com os tipos de habilidades indicados por suas formas:

  • Círculo grande: Classe (habilidades principais e proficiências em armas)
  • Losango: Habilidade (pode ser atribuída a um espaço de Habilidade)
  • Círculo médio: Passiva Maior ou Aprimoramento de Habilidade (adiciona efeitos ou modifica habilidades ou estatísticas existentes, como garantir um acerto crítico ao derrubar um inimigo ou aumentar o alcance)
  • Hexágono pequeno: Traço (modifica uma habilidade de classe existente, como contra-ataque, extensão de combos de ataque ou bloqueio/retorno de projéteis)
  • Círculo pequeno: Passiva Menor ou Aumento de Estatísticas (melhora a eficácia de habilidades, passivas ou estatísticas)

As seleções de nós são projetadas para harmonizar e formar construções coesas. Isso garante que a força de Rook esteja sempre em crescimento, à medida que o estilo de jogo é refinado. No entanto, se outra trajetória chamar mais a atenção do jogador, os Pontos de Habilidade podem ser reembolsados (individualmente ou em toda a árvore de habilidades) a qualquer momento, sem custos de recursos, e redistribuídos em outras áreas.

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Cada classe também terá acesso a três Áreas de Especialização, descritas em nosso blog de Combate. Rook poderá adquirir habilidades poderosas ajustadas ao tema dessa Especialização após desbloqueá-la. Embora as Áreas de Especialização sejam temáticas por Facção, elas não são restritas a um Rook daquela Facção. Por exemplo, um Rook da Guarda Cinzenta ainda pode escolher a Especialização de Veil Ranger, caso seja um Ladino.

PROGRESSÃO DE ITENS

Haverá uma grande variedade de equipamentos para encontrar ou comprar ao longo de Thedas, incluindo armas, armaduras e acessórios. Cada item possuirá suas próprias estatísticas e propriedades. No que diz respeito à evolução de armas e armaduras, itens duplicados poderão ser usados para fortalecê-los, aumentando suas estatísticas e desbloqueando propriedades adicionais.

Para mais aprimoramentos, Rook encontrará a Oficina do Zelador no Farol, como mostrado na captura de tela, onde o equipamento pode ser aprimorado e encantado para desbloquear efeitos adicionais para Rook e seus Companheiros. Equipamentos aprimorados terão suas estatísticas aumentadas. Haverá uma lista de encantamentos básicos para começar, mas, a cada vez que Rook melhorar o nível da Oficina do Zelador, mais encantamentos serão disponibilizados. Cada item ou Habilidade pode receber um único encantamento, e cada encantamento só pode ser aplicado a um item ou Habilidade de cada vez.

Rook estará alinhado com uma Facção escolhida pelo jogador desde o início do jogo. A Facção selecionada influenciará a aparência inicial de Rook, especialmente quando estiver usando roupas casuais. No entanto, não é preciso se preocupar em ficar preso a um estilo específico, já que qualquer armadura visível pode ser transformada para se assemelhar a outra coletada, por meio do Guarda-roupa no Farol. Haverá também armaduras puramente estéticas, como a Armadura de Dragão Sangrento para pré-vendas, além de trajes casuais. Esses itens podem ser encontrados em alguns comerciantes ou ao explorar o mundo ao longo do tempo. Isso permite que o jogador personalize a aparência de Rook independentemente de melhorias e aumentos de estatísticas.

PROGRESSÃO DE COMPANIONS

Os Companheiros de Rook são igualmente importantes para o sucesso na missão de salvar Thedas. Cada membro dos Veilguard possui seu próprio Nível, e a cada nível ganho, eles recebem 2 Pontos de Habilidade. Cada companheiro terá missões que permitem aprofundar o vínculo de Rook com eles, sendo esta uma das principais formas de ganhar experiência. Além disso, os Companheiros podem acumular experiência por meio de conversas e decisões únicas envolvendo eles. Essas missões e vínculos não se limitam a interesses românticos; amizades platônicas são igualmente importantes e têm um papel central em Dragon Age: The Veilguard.

Rook poderá levar dois Companheiros em missões. Cada Companheiro terá seu próprio conjunto de equipamentos para gerenciar, que também podem ser aprimorados e encantados na Oficina do Zelador. Além disso, os Companheiros possuem habilidades de Iniciação e Detonador, que podem ser combinadas entre si ou com as de Rook durante o combate. Cada Iniciação tem um Detonador correspondente. Quando a combinação correta é utilizada, ocorre uma Detonação, que causa dano aumentado em área e maior chance de atordoamento. Por exemplo, como mostrado no vídeo, Rook pode usar o Golpe Tóxico para preparar o alvo com o status Dilacerado, e Neve detona esse efeito com sua habilidade Quebragelo.

Esses vídeos destacaram as três principais áreas de Progressão em Dragon Age: The Veilguard. Rook e os Veilguard irão evoluir ao longo do jogo, com inúmeras opções de builds para explorar.