Assim que foi lançado, o RPG de ação Diablo IV recebeu análises mistas na Steam. Só que, tempos depois, a recepção do jogo continua a melhorar, o que é algo ótimo. No entanto, os fãs e usuários estão suspeitando do uso de certos truques para subir a avaliação geral. Vale dizer que, nos últimos trinta dias, as respostas surgidas estão avaliando o jogo de forma majoritariamente positiva.

O aumento recorrente e acentuado andou ocorrendo após o início do período de acesso gratuito ao game. O acesso, por sinal, encerra-se hoje, 28 de novembro. Durante este tempo, o jogo também atingiu seu pico de jogadores online. O pico foi de 28.836 usuários, segundo os dados.

Diablo IV foi alvo de manipulação?

No Reddit, observaram-se padrões que podem levar às suspeitas de manipulação. No dia 23 de novembro, Diablo IV possuía várias análises que podemos considerar, no mínimo, atípicas aos padrões habituais. Eis alguns exemplos das análises que certamente soam estranhas:

  • As análises saíram após exatas 19,1 horas de jogo;
  • Muitos dos usuários que seguiram o padrão de análise obtiveram o jogo através de ativação de chave;
  • As análises, curiosamente, incluíam apenas o texto “-blizzard” (que, posteriormente, foi alterado para “+xxxxxx”);
  • E todas as análises recomendavam o jogo.

Jornalistas do site VG247, que é voltado ao universo dos jogos e da indústria, perceberam 28 contas suspeitas (veja aqui). Abaixo, um exemplo de como acontece a suposta manipulação.

Os perfis se assemelham, embora não sejam idênticos. De acordo com a análise feita pela equipe do VG247, as contas podem mesmo ser bots. Mesmo assim, isso não explica o porquê das contas estarem deixando análises positivas para Diablo IV.

Além disso, pode-se desconfiar acerca da maneira como tais perfis obtiveram a chave da obra.

O editor opina

Como diz o site VG247, as contas são um negócio para alguém. Ao completarem tantas horas em jogos, ganhar-se-ão distintivos, possibilidade nomeação de projetos para o Steam Awards e os donos dos perfis, posteriormente, poderão vender seus serviços para interessados.

No caso específico de Diablo IV, a ação dos bots gerou uma reação. Passou a haver o bloqueio de análises suspeitas. Com isso, o jogo da Blizzard segue recebendo análises positivas, porém, agora de usuários reais.