Durante a recente transmissão Xbox Developer_Direct 2024, a Obsidian Entertainment apresentou detalhes abrangentes do seu próximo RPG de ação e fantasia, Avowed. Os diretores do jogo, Carrie Patel e Gabe Paramo, detalharam a experiência da missão destacada no evento, enfocando o flexível sistema de combate e seu papel na narrativa.

Avowed se destaca como um típico jogo da Obsidian não apenas pela ambientação no universo de Pillars of Eternity, mas principalmente pela abordagem centrada no jogador em relação ao papel desempenhado. Patel destaca a ênfase na liberdade de escolha e suas consequências, refletidas a cada ação do jogador.

O sistema de combate diversificado permite abordagens variadas, desde o clássico “espada e escudo” até combinações inusitadas, como espada e pistola ou o uso simultâneo de varinhas. A flexibilidade se estende aos loadouts, complementados por habilidades provenientes do universo de Pillars of Eternity.

Os companheiros do jogo possuem laços profundos com diferentes regiões das Living Lands, oferecendo suporte tanto narrativo quanto em combate. Exemplos de estratégias eficazes foram apresentados, destacando a importância do sistema elemental, presente tanto em combate quanto na interação com o ambiente.

A jogabilidade “your worlds, your way” da Obsidian se estende além da ação, influenciando as escolhas significativas que moldam a narrativa. Os desenvolvedores enfatizam a diversidade de decisões, desde questões que afetam o desfecho de uma missão até as interações sociais.

A extensão do mundo de Avowed é vasta, com áreas abertas comparáveis ao tamanho de The Outer Worlds. Os desenvolvedores incentivam a exploração, revelando que muitos elementos do jogo são descobertas opcionais, proporcionando aos jogadores atentos uma experiência mais profunda e rica.

Avowed será lançado nesta primareva brasileira no Game Pass, Xbox Series X|S e Windows PC.